Contador de Visitas

quinta-feira, 26 de novembro de 2015

COMENDA URIEL TAVARES 2015


CONVITE

COMENDA URIEL TAVARES

A Academia Muzambinhense de Letras convida para evento de entrega da ‘Comenda Uriel Tavares’, comemorativo ao aniversário de Muzambinho, quando serão homenageados:

Américo Carnevali – Arquiteto, Músico, Professor e Escritor
Maria de Lourdes Armelim Martins – Professora e Escritora
Ivon Waldete Vieira – Jornalista e Escritor
Estêvão Bortolotti – Pintor, Escultor, Jornalista e Escritor
Trindade Escudero – Contador, Jornalista e Escritor


Local: Câmara Municipal de Muzambinho
Data: 30/11/2015, às 20h


José Roberto Del Valle Gaspar
Presidente do Conselho Curador da Ordem do Mérito Cultural da Academia Muzambinhense de Letras


segunda-feira, 2 de novembro de 2015

BIOGRAFIA DO ACADÊMICO IVALDIR DONIZETTI DAS CHAGAS - CADEIRA Nº 5


Ivaldir Donizetti das Chagas (Paulista)
Professor e Escritor

Ivaldir Donizetti das Chagas, mais conhecido como Paulista, nasceu na cidade de Muzambinho/MG, em 22 de fevereiro de 1967, em uma casa logo acima da antiga ponte do bairro Brejo Alegre, filho de Antonio Benedito das Chagas e Anézia Aparecida das Chagas.
Oriundo de família humilde da zona rural (Córrego da Prata), foi para São Paulo aos dois meses de vida, onde morou até os dez anos em uma favela do bairro Jardim Pery Alto, onde estudou até o 6º ano, na E. E. Elza Saraiva Monteiro.
Como os tempos eram difíceis, e sua família já era composta por dez irmãos, voltou para Muzambinho.
Começou a trabalhar cedo, em várias atividades: feiras livres, vendendo limão nas ruas e lojas, para ajudar no sustento de seus irmãos.
Chegando em Muzambinho na década de 80, adquiriu o apelido de Paulista, colocado por um amigo em um jogo de futebol,  começou a trabalhar na roça em vários sítios e fazendas, através de turmeiros que eram os empreiteiros de serviços rurais.
A vida de trabalhador rural, ou seja, verdadeiro bóia fria, foi dura e árdua por muitos anos.
Voltou a estudar na década de 90, fazendo o curso supletivo de primeiro e segundo grau, quando já estava casado e tinha duas filhas: Geruza Barbosa das Chagas e Jesua Barbosa das Chagas, hoje estudantes de direito, mas persistiu nos estudos e em 1994 passou em um concurso publico na antiga Escola Agrotécnica Federal de Muzambinho, tornando-se efetivo em 1997.
Ingressou na Faculdade de história em 1997, vindo a se formar mais tarde na Universidade de Franca/SP.
Formou-se em Tecnologia da Cafeicultura em 2008, e Licenciatura em Química em 2009, pelo IF Sul de Minas Campus Muzambinho.
Pós-graduou-se em educação ambiental em 2010, e terminou o Bacharelado em Teologia em 2013.
Foi o fundador e criador do partido PC do B de Muzambinho, em 1988.
Atuou como professor no Curso Técnico em Meio Ambiente, presencial e a distância, no Curso Técnico em Agropecuária, e no PRONATEC em Muzambinho/MG e Caconde/SP, pelo IF Sul de Minas Campus Muzambinho, e possui outros cursos técnicos e especializações em várias áreas, como: Água, Resíduos sólidos e Líquidos e Gestão e Gerenciamento de Recursos Hídricos.
Fundou a ONG Planeta Verde de Muzambinho, na qual atua nas questões ambientais, atualmente em cursos, palestras, semanas abertas, fóruns e projetos educacionais.
Foi Locutor de Rádio por sete anos na Radio Rural AM de Muzambinho, e na Atividade FM de Muzambinho, escreveu para os jornais ‘A Folha Regional’ e ‘A Mantiqueira’, por um bom tempo.
Ivaldir é autor de oito livros, sendo eles: 1) - O que é a Desigualdade Social e a Alienação das Massas – de 2010; 2) - A Educação Ambiental e a Inclusão Local – de 2010; 3) - Quebra de Dormência em Sementes de Café – de 2011; 4) - A Vida Pacata das Cidades do Interior de Minas Gerais – de 2011; 5) - As Origens e História do Café, Cultivares e Variedades – de 2011; 6) - A Terra de Serafian – Uma Viagem ao Planeta Desconhecido – de 2012; 7) – Pensamentos de Poesias de um Revolucionário – de 2012; 8) – Já Protestou para Você Mesmo! – de 2013.
Em 31 de outubro de 2015 foi empossado como titular da Cadeira nº 5 da Academia Muzambinhense de Letras.

BIOGRAFIA DO ACADÊMICO IVON WALDETE VIEIRA - CADEIRA Nº 2




Ivon Waldete Vieira
Jornalista e Escritor

        Ivon Waldete Vieira, conhecido como Vonzico, nasceu em Muzambinho/MG, em 1º de novembro de 1925, filho de Waldomiro Vieira e de Noêmia Barbosa Vieira.
         Casado com Terezinha de Almeida vieira, são pais de quatro filhos: Iara Lúcia, Carlos Alberto, Paulo César e Bené, e avós de nove netos.
         Iniciou seus estudos em Muzambinho/MG, no Grupo Escolar Cesário Coimbra, e o secundário no Ginásio Mineiro, também em Muzambinho, e na Escola de Comércio São José de Guaxupé/MG, e o científico no colégio Piratininga e São Paulo/SP.
         Autoditata, desde a infância foi redator do jornal infantil “Louva Deus”, do Grupo Escolar Cesário Coimbra.
         Muitos dos seus causos foram publicados no jornal “Folha da Tarde”, na coluna de Mário Moraes, intitulada “História que a Vida Escreveu”.
         Fez cursos intensivos em São Paulo/SP, onde residiu por 42 anos, de Relações Públicas, Comunicação e Publicidade em Rádio e Jornais.
         Aposentou-se em 1989, transferindo sua residência para Muzambinho no final de 1990, onde reside até hoje.
         Sempre gostou de escrever “causos” e “estórias”, e história de Muzambinho e região sul-mineira, observando sempre a autenticidade dos fatos reais e folclóricos.
         Em 1991 passou a publicar seus “causos e estórias” semanalmente no jornal “A Folha Regional”, com sede em Muzambinho/MG, como também artigos sobre a história da região, e depois passou a assinar a coluna “A Voz do Povo”, na qual reivindicava, em nome da população, melhorias aos poderes públicos.
         Em 2000 lançou o livro Histórias “Causos” e “Estórias”, com ilustrações de Paulo Dipe, através da Editora CLR Balieiro Editores Ltda., de São Paulo/SP.
         Em 17/07/2009, foi diplomado e empossado como membro efetivo e patrono da Cadeira de nº 2 da Academia Muzambinhense de Letras.

BIOGRAFIA DO ACADÊMICO TRINDADE ESCUDERO - CADEIRA Nº 20


Trindade Escudero
Jornalista e Escritor


Trindade Escudero nasceu na cidade de São Paulo/SP, em 24 de fevereiro de 1934, filho de Cristovam Escudero e Carmem Lirola, num “cortiço”, na Rua da Moóca, nº 985, em frente a Igreja São Genaro, no bairro da Moóca.
Primeiro filho de um casal pobre, sua mãe era tecelã e seu pai era vendedor de bananas, e saia todos os dias com duas cestas feitas de vime, cheias de bananas, que vendia nas comunidades espanhola e italiana próximas onde morava.
No cortiço que habitavam eram quarenta e cinco famílias espanholas, só havia um banheiro, e os quartos eram situados em um corredor que era acessado por uma escada de cimento, e as cozinhas ficavam num outro corredor, ao rés do chão e eram construídas de taboas e folhas de zinco, ou seja, o local era muito pior do que as atuais favelas.
Trindade, aos cinco anos foi acometido de asma, e por causa de doença perdeu um ano de escola, assim, iniciou na escola junto com seu irmão Francisco, quase um ano mais novo, e todos os alunos falavam português, e ele e seu irmão só falavam espanhol, mas superou isso e estudou durante vinte e sete anos, tendo se formado no primário, no ensino comercial, e depois cursado a Faculdade de Ciências Contábeis da famosa Fundação Álvares Penteado que se situava no Largo São Francisco, em frente a, também, famosa Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo, depois fez a Faculdade de Administração de Empresas de Mogi das Cruzes/SP.
Em 1974 com 30 anos de idade ingressou na Pontifícia Universidade Católica – PUC -, de Campinas/SP, onde se formou em Engenharia de Sistemas de Informação.
Exerceu cargos de alto executivo de empresas nacionais e multinacionais, tais como Cia. União dos Refinadores (hoje é a poderosíssima Coopersucar), Companhia Gessy Industrial (hoje é a Unilever - multinacional inglesa), General Motors do Brasil, Willys Overland do Brasil, Ford do Brasil, Olivetti do Brasil, Rohm Haas do Brasil, Moinho Santista, Viação Aérea São Paulo – VASP -, e outras. Exerceu também cargos como executivo de empresas norte-americanas quando morou nos Estados Unidos por 11 anos.
Em Muzambinho, foi Diretor de Trânsito no mandato do Prefeito Marco Regis de Almeida Lima.
Hoje é Presidente do Clube Praça de Esportes de Muzambinho, Diretor da Associação de Educação Ambiental Planeta Verde, Assessor de Imprensa e Comunicação da NUPEN – Núcleo Permanente de Estudos Ambientais; Diretor Tesoureiro do 118º Grupo Escoteiro Asa Delta de Muzambinho, Membro militante da “Caminhada das Águas”, sendo o autor da “Oração a Deus pelas Águas”.
Em 30 de Novembro de 2012 foi homenageado na Câmara Municipal de Muzambinho, por indicação do então Vereador Marcos Donizetti da Silva, recebendo o Título de Cidadão Honorário Muzambinhense.
Como jornalista colaborou com o jornal ‘Mantiqueira’, que já não tem sucursal em Muzambinho, e colabora com o jornal “A Folha Regional’, e com o sítio ‘Muzambinho.com’.
Em 28 de abril de 2015, em um pleito eleitoral de âmbito nacional, realizado pela Associação Brasileira de Imprensa – ABI -, foi eleito Membro do Conselho Deliberativo, mandato 2015/2018, dessa importante associação que foi fundada no dia 7 de Abril de 1908, tendo, portanto, mais de 107 anos de existência.
No início de 2015 lançou o livro ‘Memórias de um Cortiço’, contendo crônicas e matérias que escreveu em Muzambinho/MG, e em 15 de maio de 2015 foi diplomado e empossado como acadêmico vitalício, patrono da Cadeira nº 20 da Academia Muzambinhense de Letras - AML.